sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mãe das Preguiças

Que a preguiça é um animal maravilhoso e super interessante, todo mundo já sabe! :)
Agora vos apresento-> A MÃE DAS PREGUIÇAS

Pool prevê resgatar mais 300 preguiças em nova área da floresta que será derrubada (Foto: Conservation International/Photo By/Rebecca Field/BBC)
Monique Pool se 'apaixonou' por bichos-preguiça quando cuidou de um órfão de um centro de resgate. Desde então, muitas preguiças passaram por sua casa em seu caminho de volta para a floresta - mas mesmo ela achou difícil quando teve que resgatar 200 de uma só vez.

Tudo começou em 2005, quando Pool perdeu seu cachorro, um vira-lata chamado Sciolo, e pediu ajuda da Sociedade de Proteção aos Animais do Suriname para encontrá-lo. Eles não conseguiram, mas mencionaram o caso de Loesje (ou Lúcia), um bebê preguiça - da família Bradypodidae, em que os animais tem três dedos em cada pata anterior - que eles não sabiam como cuidar. Pool ofereceu-se para levá-la, e foi amor à primeira vista.'São animais muito especiais', diz ela. 'Têm sempre um sorriso no rosto e parecem tão tranquilos e pacíficos'.
Cuidar das preguiças, porém, não é fácil. Sua dieta é cheia de restrições - zoológico local havia se esquivado da tarefa. Pool precisou importar leite de cabra dos Estados Unidos, pois leite de vaca seria fatal. As folhas que as preguiças comem também são difíceis de encontrar, e precisam ser frescas.
Infelizmente, Lúcia - que descobriu-se ser macho na verdade - morreu após dois anos. Mas a experiência rendeu a Pool uma rede de contatos e, desde então, nenhuma outra preguiça jovem morreu em sua casa.

As bebês preguiças são pesadas regularmente para verificar o seu crescimento (Foto: Stellar Tsang/BBC)
'Armagedom' das preguiças
Logo Pool se tornou referência no resgate e tratamento de preguiças no Suriname, constantemente acionada pela polícia, o jardim zoológico ou a Sociedade de Proteção aos Animais. Em média, uma ou duas preguiças por semana passam por sua casa antes de serem libertadas alguns dias depois.
No entanto, em outubro de 2012, Pool foi confrontada com uma crise - 'o 'Armagedom' das preguiças', como ela diz. Um pedaço de floresta perto da capital, Paramaribo, estava sendo derrubado e ela foi convidada para remover 14 preguiças, junto com outros voluntários.
Enquanto uma máquina cuidadosamente empurrava as árvores de 15 metros de altura, as preguiças caíam no chão e era resgatadas. Elas se movem muito lentamente - mesmo quando gostariam de fugir rápido.
Mas quatro dias depois de iniciado o resgate, eles perceberam que estavam lidando com mais de 14 preguiças - muito mais. 'Depois de um mês estávamos perto de 100, e no final chegamos a 200', diz Pool.
Havia 17 bebês sendo alimentados com conta-gotas por voluntários. Um amigo construiu cercos para os adultos no seu quintal. 'Havia tantos deles que era difícil abrir a gaiola sem que tentassem sair. À noite, os machos às vezes lutavam e tinham que ser separados'.


As preguiças são animais solitários, explica Pool, por isso era difícil mantê-las todas juntas. E elas têm diferentes horários: preguiças de dois dedos ficam acordados à noite e preguiças de três dedos, de dia - por isso foram alojadas separadamente.Preguiças estavam penduradas em toda parte - das árvores em seu jardim às barras da janela da sala de estar. Uma delas preferia ficar atrás da geladeira, onde é quente e acolhedor.

As preguiças têm um metabolismo muito lento. Eles economizam energia se pendurando nas árvores com suas garras, ao invés de usar os músculos desnecessariamente. Por se moverem tão lentamente, são um lugar atraente para se viver - preguiças de três dedos abrigam uma série de outros organismos em sua pele, incluindo algas terrestres e traças.Mas preguiças realmente dormem menos do que se pensava. Os cientistas ainda têm muito o que aprender sobre elas. Como vivem no alto da copa das árvores e são lentas e silenciosas, se camuflam com eficiência e são difícieis de se observar.
'Eu percebi que existe uma grande quantidade de informações ruins', diz Pool. 'Por exemplo, que elas são lentas e estúpidas, quando na verdade são muito inteligentes'. Um grupo de preguiças aprendeu a abrir a porta do banheiro, e um deles, provavelmente um antigo animal de estimação, sabe usar a privada, contou.
As preguiças só defecam uma vez por semana - o que as torna 'hóspedes maravilhosas ', diz Pool.
Pool prevê resgatar mais 300 preguiças em nova área da floresta que será derrubada 

Todas as preguiças resgatadas durante o 'Armagedom' foram levadas de volta à natureza, com exceção de três bebês - agora adolescentes - que ainda não estão prontos para se defenderem sozinhos. O animais são soltos em uma região inabitada, próximo a um rio, a uma hora de distância de carro da capital.
O retorno à floresta é o melhor momento para Pool. 'Se você segura uma preguiça, ela começa a estender a mão para as árvores, como se estivesse nadando com seus braços'.

A partir de junho, a maior parte do trabalho de resgate será feita em um novo centro a 67 km de Paramaribo, em um terreno foi disponibilizado por uma empresa de turismo. Enquanto isso, outra crise se aproxima. Pool descobriu um novo trecho de floresta que vai ser derrubado. O proprietário acha que existem 15 preguiças. Pool calcula que poderia haver 300.Ela acumula o trabalho de resgate com o de tradutora. Não sobra muito tempo para qualquer outra coisa, diz. 'Eu sou solteira. Não encontrei a pessoa certa que seja tão louca quanto eu'.
Algumas fotos foram cedidas pela Conservation International, que mantém projetos em Guiana e Suriname que visam proteger a floresta tropical.

Monique Pool virou referência em resgate a bichos-preguiça no Suriname (Foto: Stellar Tsang/BBC)


Fonte: G1

Mais de 160 animais silvestres são devolvidos à natureza, no Sul do ES

G1.com

Animais estavam passando por um período de readaptação em projeto.
Outras solturas estão marcadas para serem realizadas ao longo do ano.


Cerca de 150 pássaros, 10 jabutis e dois macacos foram devolvidos à natureza durante a tarde desta quinta-feira (17), no município de Presidente Kennedy, região Sul do Espírito Santo. Os animais foram liberados em uma reserva ambiental particular de 75 hectares de vegetação nativa, conhecida como 'Mata do Macuco'. A ação de liberação dos bichos ocorreu após eles passarem por um processo de readaptação no Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, no Norte.

Durante o período que ficaram na reintegração, elas passaram por estudos de comportamento e receberam alimentação adequada. De acordo com o capitão Reinaldo, da Polícia Ambiental, parte significativa desses animais foram retirados no habitat natural de forma ilegal. "De acordo com as estatísticas do Cereias, 80% são oriundos da Polícia Militar Ambiental, de apreensões que fazemos rotineiramente e alguns também de entrega voluntária", disse o policial.

Segundo o biólogo José da Penha, que acompanhou a soltura, o papel foi cumprido. "Agora eles estão tranquilos, fazendo o seu papel e vão reproduzir. O melhor ponto do nosso trabalho é a soltura", declarou.

O sentimento também foi compartilhado pelo capitão Reinaldo. "É uma parte emocionante para todos nós, que amamos o meio ambiente e gostamos de trabalhar nessa área, poder ver o animal nesse local que é próprio para ele e de onde não deveria ter saído", explicou.

Todos os bichos soltos foram devidamente marcados, para posterior identificação. Além disso, foi realizado um documento constando a quantidade, o sexo, produzido um registro fotográfico e boletim de ocorrência ambiental. Novas solturas já estão agendadas e a previsão é que elas ocorram ao longo do ano, em diversas regiões do Espírito Santo.

Matéria original G1

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Em Santa Catarina, quem adotar animal abandonado terá desconto no IPTU

Que notícia maravilhosa temos...bem que em todos os estados poderiam aplicar esta lei!!!
O governo de Araquari, em Santa Catarina, acaba de sancionar lei que repercutiu em todo o país: a partir de julho, todos os moradores da cidade que adotarem animais de rua terão desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano, o famoso IPTU.
A iniciativa vai funcionar com a ajuda de uma ONG de proteção aos animais de Araquari.A entidade ficará responsável por cadastrar os interessados em adotar os bichinhos carentes e, também, por vaciná-los antes de entregá-los aos novos donos.
E se pessoas interessadas, apenas, no desconto do IPTU começarem a adotar os animais e não cuidarem bem deles?
A Prefeitura também pensou nisso: segundo o texto da nova lei, agentes do governo ficarão responsáveis por visitar as casas dos adotantes. Caso seja constatado que os bichos estão sofrendo maus-tratos, o benefício no IPTU estará automaticamente suspenso.O valor do desconto ainda está sendo discutido pelo setor de tributação da Prefeitura, mas segundo a autora da Lei, a vereadora Denise de Almeida, a dedução será anual e deve ficar entre 25% e 50%.
O desconto no IPTU é, apenas, umas das medidas previstas na Lei 2917/2014, que contém 12 artigos em defesa dos animais.Entre outras iniciativas, estão previstas campanhas educacionais de incentivo à adoção e ações gratuitas de castração.
Fonte: Exame

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Justiça apoia licenciamento ambiental para construção da Usina de Belo Monte


Foto: Telmadmonteiro.blogspot.com

Descaso com o meio ambiente, descaso com os índios e sempre com o pensamento voltado ao dinheiro.
 

Matéria do Pensamento Verde

Justiça apoia licenciamento ambiental para construção da Usina de Belo Monte

Devastar florestas e desapropriar terras indígenas no Pará não interfere no bioma brasileiro e na cultura do povo nativo. Pelo menos é assim que enxerga o juiz Marcelo Honorato, da 9ª Vara da Seção Judicial do estado, que negou o pedido de elaboração de leis específicas sobre o assunto, solicitado pelo Conselho Indigenistas Missionário (Cimi), alegando que a obra está dentro dos moldes de licenciamento ambiental.
O Cimi, mesmo baseando-se no Artigo 176 da Constituição Federal – que diz que os projetos de geração de energia em terras indígenas precisam de leis específicas – não conseguiu reaver a situação. O Poder Judiciário comprovou no último dia 10 de julho a legalidade da construção da Usina de Belo Monte, alegando que a paralisação dos procedimentos prejudica a economia e ordem pública.

“Não se pode confundir a localização do empreendimento com a área de abrangência dos impactos ambientais causados por ele”, diz um trecho da decisão. A AGU (Advocacia Geral da União), órgão responsável pela resolução, aponta que a usina está sendo construída fora da área indígena e que não precisa de nova legislação.
O argumento da AGU é que os estudos de licenciamento ambiental elaborados visam medidas de migração apropriadas para os índios e garantem o equilíbrio das terras indígenas perto das usinas.

A Cimi vai recorrer da medida dizendo que a construção da Usina de Belo Monte afeta a vida das comunidades indígenas e as terras de Paquiçamba, Arara da Volta Grande, e sua relação com o rio Xingu.

Matéria original aqui

quinta-feira, 17 de julho de 2014

São Paulo pode reciclar mais lixo do que produz =D

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,1529211http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,1529211http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,1529211O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,1529211http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,1529211
Fonte: Estadão


SP já pode reciclar mais lixo do que coleta

Usina, na zona sul, faz parte de um plano que prevê mais duas usinas até o fim de 2016
A prefeitura inaugura nesta quarta-feira (16), a segunda usina de triagem de material reciclado da cidade com a promessa de, pela primeira vez, ter uma capacidade instalada de processar mais material reciclável do que a quantidade de lixo separada pelo paulistano. A usina, que fica em Santo Amaro, zona sul, faz parte de um plano que prevê mais duas usinas até o fim de 2016.
A partir de agora, mais oito distritos também terão coleta seletiva — dos 96, 67 já tinham.
A primeira usina foi aberta há um mês, na Ponte Pequena, região central.
Até hoje, São Paulo tinha convênios com 21 cooperativas de catadores para a separação do material reciclável. Para separar os resíduos e devolvê-los à indústria, essas pessoas abriam os sacos de lixo reciclável e separavam, no olho ou com ajuda de maquinário simples, cada tipo de material.
As duas novas usinas fazem a separação do material de acordo com a dimensão dos resíduos e leitores óticos para organizar os detritos, dando um ganho de produtividade muito maior ao processo — as cooperativas conseguiam separar 250 toneladas de resíduos por dia, mesma quantidade separada por usina. Assim, a capacidade diária de processamento dos resíduos da cidade chega a 750 toneladas/dia, como explica o prefeito Fernando Haddad (PT).
— Quando as outras duas usinas estiverem prontas, vamos superar a meta que tínhamos de reciclar 10% do lixo da cidade. Essas usinas usam tecnologia do século XXI. São as mais modernas da América Latina.
Haddad disse ainda que a capacidade de reciclagem na capital paulista vai aumentar. 
— A população desconfiava com razão da coleta seletiva porque não havia capacidade de processamento. O morador separava mais do que a capacidade das centrais manuais. Então uma parte dos resíduos era misturada nos aterros, porque não havia capacidade de processamento.
Com a inauguração da nova usina, o quadro mudou, segundo argumenta o prefeito.
— Teremos mais capacidade de processamento hoje do que o material que os moradores separam. A oferta de serviço passa a ser maior do que a demanda.
Assim, o foco das ações municipais será na educação para que as pessoas voltem a separar o lixo doméstico.
A nova usina tem uma passarela no alto do galpão onde foi construída. A ideia é que o lugar seja visitado diariamente por alunos das escolas municipais, para que eles conheçam a coleta seletiva e desenvolvam o hábito de separar o lixo em casa.
Nos bairros
O secretário de Serviços, Simão Pedro, afirma que a coleta será "universalizada" em 40 bairros.
— Universalizar é atender o bairro todo. Antes, esses 40 bairros tinham a coleta em determinadas ruas.
Os novos horários e o dias em que os caminhões da coleta seletiva passam nas ruas serão publicados no site da prefeitura. A promessa é que os caminhões da coleta seletiva passem em todas as ruas da cidade até o fim do ano que vem. Original aqui


O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-ja-pode-reciclar-mais-lixo-do-que-produz,1529211

domingo, 13 de julho de 2014

Aldeia Multiétnica


Eai Galera tudo bom?

Bom gente, hoje estamos aqui para mostrar mais um projeto. Pra começar, vamos confessar que não conhecíamos o trabalho e foi via facebook que ficamos sabendo da proposta e sobre como ajudar.

O projeto é o Aldeia Multiétnica idealizado por Juliano Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, e Fernando Schiavini, indigenista da Funai. (ficamos sabendo através da página Encontro de Culturas e por algumas pessoas que compartilharam)

O que é a Aldeia Multiétnica? (Para ler tudo clique sobre o texto abaixo)

Nascida em 2007, a Aldeia Multiétnica é um desdobramento do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, realizado há 14 anos na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso, na região noroeste do estado de Goiás. Diante da dimensão da diversidade cultural indígena, presença marcante em todas as edições do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, evento consolidado como um dos mais importantes direcionados à cultura tradicional do Brasil, tornou-se latente a necessidade de se criar um recorte específico, tendo a vivência com os povos indígenas seu principal meio de ação. Assim, iniciamos a Aldeia Multiétnica, que desde então é realizada anualmente, durante a segunda quinzena de julho.


"Ahh Legal, esse post então é  tipo uma continuação da postagem sobre projetos que tentam mudar o mundo?"
Sim e não. Hoje, vamos mais, pedir ajuda. Tem 14 anos que eles fazem Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, nunca teve patrocínio, mas a grana ta curta. E esse ano ainda irão construir a quarta casa indígena na Aldeia, levantada pelo povo Fulni-ô, de Pernambuco. Eles têm poucos dias para arrecadar a quantia necessária que sera gasta assim:



Eles estão pedindo ajuda através da plataforma "Cartase". Onde você escolhe a quantia que pode doar, e conforme o valor, você vai ganhando alguns "brindes". Se você não tem como ajudar financeiramente é só colaborar divulgando no facebook, no twitter, no google +...

LINK deles no Cartase http://catarse.me/pt/aldeiamultietnica#about


Acreditamos que todo mundo que acessa nosso blog e acompanha nossos trabalhos, têm a sensibilidade de entender a importância dos povos indígenas. E VAMOS CONCORDAR QUE ESSA TERRA AQUI, QUE CHAMAMOS DE LAR, DE PÁTRIA, É DELES! Você pode até estar pensando o por que da gente estar falando de uma causa que nem é nossa. É simples, por saber que quem conserva mais, quem tem mais amor, quem protege mais a fauna não somos nós, não são vocês, não são os mestres e doutores em Ecologia, meio ambiente, botânica... São OS ÍNDIOS. E como eles são os maiores protetores das florestas, a causa deles nós abraçamos e ajudamos como podemos. E eles são tão esquecidos quanto os animais, quanto a vegetação (nós defendemos qualquer forma de vida que esteja precise e que acreditamos).

Quem puder ajudar, por favor faça! Esse trabalho é muito bonito e muito importante!
Gratidão, muita luz
_/\_
MLV



terça-feira, 1 de julho de 2014

Projetos que tentam mudar o mundo!



Salve galera, boa tarde. O post de hoje é para falar de alguns projetos que estão trabalhando para um bem maior. Para um planeta mais consciente.

Não precisamos ficar repetindo "que pequenas ações modificam o mundo" isso todo mundo sabe, quero ver sair fazendo. E estamos aqui para falar de grupos de pessoas que estão fazendo sua parte, e nos ajudando a começar a fazer a nossa. 

O primeiro que vamos citar é o COV - Coletivo Ocupação Verde.
Eles realizam vários eventos sobre permacultura. Fazem mutirões de plantação de mudas, implantação de minhocários, realizam cursos e tudo isso aberto a qualquer um de qualquer comunidade. 

Segundo o facebook o objetivo é: Aumentar a oferta de alimentos e melhorar as condições de vida de espaços comunitários, por intermédio da implantação de hortas, viveiros, pomares e reflorestamento em geral, da educação ambiental e de interferências sócio culturais.

O mais interessante é que eles  ocupam, cultivam, educam, transformam, alimentam, curam e sustentam.
Eles publicaram essa semana a agenda de Julho de 2014


Para mais informações, sobre esse trabalho maravilhoso, entrem na pagina do facebook deles COV

Continuando na mesma linha de trabalho apresentamos o Biomundo

Sobre eles: Um espaço para a prática e exercício da Permacultura, Arte, Design e Sustentabilidade. Eles possuem um blog bem parecido com o nosso (rs.).
 

Olha só http://biomundopermacultura.blogspot.com.br/

Eles realizam vários cursos no tema de permacultura o próximo é essa semana.
Corre que da tempo

Da uma olha no facebook deles Biomundo

Agora vou falar do trabalho do arquiteto Michel Habib. Ele ministra cursos e palestras, consultorias e projetos em geral, voltados a construção ecológica. Atividade bem bacana divulgado em sua página Construção Natural  e no grupo do facebook.

O próximo curso é, agora no meio do mês, em Campinas.
Endereço das paginas:
http://www.facebook.com/groups/bioconstruindomhabib
www.facebook.com/arq.terra/
ECO ALDEIA FLECHA DA MATA:
Esse é a realização que mais nós deixa animadas. Por que? porque para conhecer teremos que ir ao Ceará, lugar maravilhoso. E sabe  o que é melhor? Que ficariamos hospedadas na Eco Aldeia Flecha da Mata. =D

Descrição no facebook: A Eco Aldeia Flecha da Mata é uma estação permacultural onde se pratica a experimentação de vivência comunitária, tendo como linhas condutoras o autoconhecimento, a permacultura e a sustentabilidade. Vivemos em harmonia com a natureza através da autossuficiência energética e trabalhamos com nossos próprios resíduos orgânicos e sólidos, através de reciclagem, compostagem e tratamento de águas cinzas e negras.



Quer ficar com mais vontade de conhecer?
Olha essas fotos:


O Projeto da Prefeitura

Composta São Paulo
Uma proposta incrível da prefeitura de São Paulo, que foi idealizado e será executado pela Morada da Floresta.
A nossa cidade produz por dia toneladas e toneladas de lixo. E graças ao nosso modelo de consumo, a tendência é só aumentar. Mas o que é a iniciativa? Bom, serão selecionadas algumas famílias, que se inscreveram pelo site, e elas ganharão composteiras domésticas. Espera-se que em 5 meses 300 toneladas de resíduos orgânicos sejam compostados.
Quer participar?
Você tem até dia 27 de julho para enviar sua inscrição atraves do site http://www.compostasaopaulo.eco.br/

Veja o vídeo deles e entenda melhor

http://vimeo.com/98266856

O Resgate da Índia
Por ultimo, quero indicar um futuro projeto. Ele não é sobre permacultura, ou construção ecológica. Mas sobre a consciência humana.Tem mas a ver com espiritualidade e crenças. Mas vale a pena pesquisar, independente do que você acredita. 

É o "Resgate da índia".  No Facebook deles esta escrito:
Este projeto é de todos nós brasileiros! Tem como intenção colaborar com o resgate da nossa essência Divina, para nos reconectarmos com a Mãe Terra!
É algo tão simples e tão complexo que não conseguimos fazer um resumo sobre como é. Por isso vou colocar o vídeo da explicação e vale muito a pena ver



Existem milhares de projetos ambientais, culturais, sociais... que vale a pena participar ajudar e se inspirar. Esperamos, para o bem da humanidade, que o exercício de outras pessoas inspirem vocês a fazer o bem e a mudanças de habito e quem sabe mais algumas iniciativas. Lembrem sempre que
o mundo só vai mudar, quando todos nós, seres humanos, entendermos que ou nos ajudamos como população ou morreremos, todos, como indivíduos.

Gratidão
Muita luz 
MLV
_/\_