Mostrando postagens com marcador campanha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador campanha. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Alerta Vermelho! Vídeo lançado por entidade alerta sobre caça indiscriminada de BOTOS VERMELHOS!



A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), lançou no início do mês um vídeo (que você confere abaixo) para alertar sobre a caça indiscriminada do boto-vermelho (também conhecido como boto-cor-de-rosa). O animal, típico da Amazônia, está correndo o risco de desaparecer caso nenhuma atitude seja tomada.

O boto-vermelho (Inia geoffrensis), é morto pelos pescadores, que utilizam sua carne como isca para a pesca de piracatinga (Callophysus macropterus), um peixe muito comum na região. O boto é a maior espécie de golfinho de água doce do mundo e habita as bacias dos rios Amazonas, Orinoco e Beni/Marmoré.

O curta-metragem, com o título de “The Red Alert” (alerta vermelho, em português) foi realizado em parceria entre Ampa, Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e o produtor Eduardo Gomes “Nativo”.

Assista aqui:


FONTE: AMPA

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Filhote de gato-do-mato-pequeno é resgatado em Atibaia-SP


Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), com aproximadamente dois meses de idade foi resgatado pela equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no entorno da cidade de Atibaia, em São Paulo. 

Segundo a pessoa que entregou o animal, o filhote foi trazido por um cachorro Rottweiler que estava sendo adestrado em uma fazenda. O resgate de filhotes é relativamente comum, pois caçadores matam a mãe do filhote na tentativa de domesticar o animal e acabam desistindo, optando por abandonar ou entregar para os órgãos responsáveis. Muitas vezes, pessoas retiram os animais da natureza por falta de conhecimento. 

O CENAP/ICMBio já recebeu diversos filhotes retirados da natureza, pois alguém encontrou filhotes sozinhos em tocas e acreditou que a mãe os havia abandonado, quando provavelmente ela havia saído para caçar. Também são comuns os casos de animais encontrados em plantações de cana-de-açúcar, durante queimadas ou no período de colheita. 

O gato-do-mato-pequeno é a menor espécie de felino do Brasil, possuindo porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico (Felis silvestris catus). Os filhotes adquirem aprendizado de caça e sobrevivência com a mãe e por isso só podem ser soltos novamente na natureza caso venha a ter algum programa de reintrodução e monitoramento que comprove que será bem sucedida sua soltura no habitat natural. Atualmente não existe nenhum programa de reintrodução para a espécie. O filhote será encaminhado para um zoológico e com isso ele perde o seu papel na natureza, tanto para reprodução quanto para equilíbrio da cadeia trófica. 

Em maio deste ano foi realizada uma oficina para a elaboração do Plano de Ação para os Pequenos Felinos, que contemplou as seis espécies que ocorrem no território brasileiro (Leopardus pardalis, Leopardus trigrinus, Leopardus colocolo, Leopardus geoffroyi, Leopardus wiedii, Puma yagouaroundi). As principais ameaças às espécies contempladas neste plano são alterações de habitat, conflitos e caça. Na lista nacional de espécies ameaçadas publicada em 2003, o gato-do-mato-pequeno foi considerado como vulnerável. 


Fonte: ICMBio

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GRANDE CAMPANHA NACIONAL MOBILIZA POPULAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS SELVAGENS

Orgulho pelo Conselho Federal/Regional de Veterinária! O Movimento Liberdade à Vida e a Natureza agradecem!

Assistindo televisão me deparo com um comercial de campanha de mobilização contra o tráfico de silvestres, rapidamente entrei na internet, e me deparo com esta ótima novidade! É disso que nosso país está precisando -> Informação e Conservação!

O tráfico de silvestres é a terceira maior atividade clandestina no Brasil e movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária lançaram ontem, 25/9, a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Com duração de um ano, a campanha será iniciada em diversas capitais brasileiras com o “Dia de Conscientização”, no domingo, dia 29/09.

O objetivo principal é conscientizar e engajar a sociedade como aliada no combate ao tráfico de animais. Isso porque a participação da população para impedir o avanço desse crime é de extrema importância, não apenas por ser um agente fiscalizador, mas também potencial consumidor.

No Distrito Federal e em cada Regional, serão realizadas ações sociais em parques, shoppings, praças e zoológicos com a presença de médicos veterinários e zootecnistas, que orientarão e esclarecerão as dúvidas da população sobre como combater e denunciar o tráfico de animais selvagens.

Na Capital paulista, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoverá o evento nas dependências da Fundação Parque Zoológico de São Paulo com a entrega de cartilhas educativas e informativas para os visitantes do zoológico.

A Campanha foi planejada pelo CFMV para comemorar os 45 anos de criação do Sistema CFMV/CRMVs. Os 27 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária – presentes em todos os estados do País e no Distrito Federal - são apoiadores fundamentais para a execução e desenvolvimento de toda a Campanha.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) são parceiros e apoiadores do CFMV no combate ao tráfico de animais selvagens. Outras entidades como órgãos de governos diretamente envolvidos com o tema também estão em fase de negociação.

O CFMV desenvolveu peças publicitárias, como VTs, spots e anúncios para jornais e revistas, além de uma cartilha infantil e um folder para serem usados nas ações corpo a corpo planejadas na campanha.

Outra importante ferramenta da Campanha será o hotsite, que vai abrir informações sobre o tráfico, número, notícias e até uma galeria de imagens, que você pode acessar clicando AQUI!


Lançamento da campanha em São Paulo – Dia 29/09, a partir das 10h, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Av. Miguel Estefano, 4241, Água Funda.



Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária