segunda-feira, 12 de maio de 2014

10 países com o ar mais limpo do mundo

Imagem retirada do site: http://tudoouxtudo.wordpress.com



A revista Exame publicou no dia 9 de maio uma lista com os 10 Países com o ar mais limpo do mundo. A lista tem os dados da OMS. 

A Lista é:

1° Islândia:


2° Canadá;

3° Finlândia;


4° Brunei;


5° Estônia;

6° Dinamarca;

7° Nova Zelândia;


8° Suécia;

9° Irlanda;

10° Luxemburgo.


Veja a matéria: (Original aqui)



Apenas 12% de todas as pessoas do planeta respiram um ar de boa qualidade, segundo um novo estudo sobre poluição nas cidades divulgado nesta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Onde estão esses privilegiados? A maioria integra um grupo seleto de apenas dez países onde a concentração de poluentes na atmosfera é menor que o limite padrão considerado seguro para a saúde.

Na líder Islândia, um dos países mais verdes do mundo, a concentração média de partículas de poeira em suspensão é de 9 microgramas por metro cúbico (mg/m³), menos da metade do considerado seguro pela OMS, de até 20 mg/m3.



Com base em dados fornecidos por 91 países, a pesquisa avaliou a concentração nos meios urbanos das chamadas PM10, partículas inaláveis compostas por substâncias como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo.

A média mundial dessas partículas, liberadas pela queima de combustível fóssil e carvão para energia, é de de 71 mg/m3.

No Brasil, segundo dados da entidade, a concentração média de poluentes em suspensão no ar é de 40 microgramas por metro cúbico (mg/m³), o dobro do nível considerado seguro.

O cenário fica mais cinzento quando chegamos às nações mais pobres. No Paquistão, a concentração de poeira nociva em suspensão no ar ultrapassa em 14 vezes o considerado seguro pela OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário