domingo, 27 de julho de 2014

❀ ✿ MLV participou do curso do COV -Coletivo Ocupação Verde ❀ ✿

E aiígalera, tudo bom?

Há um tempo, publicamos um texto sobre Projetos que tentam mudar o mundo. E um destes projetos era do Pessoal do Coletivo Ocupação Verde - COV. Esse mês eles fizeram várias oficinas/cursos/atividades e nós, do MLV, conseguimos participar de uma que teve nesse sábado (26). Foi realizada uma oficina aberta sobre viveiro de mudas e sementeiras, e ainda recebemos informações e sobre vermicompostagem (composteira com minhocas) ministrado pela Thabata Luz e pelo Marcos Borges.

COMO FOI? Uma experiência incrível. Não conhecíamos pessoalmente o pessoal do COV, nem o espaço onde eles ficam. Então aproveitamos mesmo. Tiramos fotos, conversamos com o máximo de pessoas que conseguimos, plantamos bastante e aprendemos muito!


O Espaço:
Antes de qualquer informação precisamos contar que a energia do lugar É MA- RA- VI-LHO-SA.

Viveiro de mudas do COV
Para falar sobre o local precisamos contar que eles ficam no espaço CICAS, um projeto bem bonito também e vamos falar bastante dele ainda.
O espaço fica na zona norte de São Paulo, quase em Guarulhos. Não conhecemos muito bem a região. Cada uma mora numa  região de sampa e, infelizmente,  nenhuma é da Zona Norte,acabmos nos perdendo e chegamos meia hora atrasadas, perdão novamente. Assim que chegamos fomos muito bem recebidas. Nos levaram até a oficina que, naquele momento, estava na parte externa, no viveiro de mudas.
O viveiro foi construído por eles, com materiais simples e ecológicos e ficou uma graça.


Banheiro Ecológico - COV
Banheiro Ecológico - COV
 Eles têm um banheiro ecológico, sistema para coleta de água de chuva(ambos estão para ser inaugurados, fique atento na página do COV!), composteiras, barris para descarte de óleo de cozinha...Tudo de livre acesso a comunidade!
Na parte interna do CICAS, quando entramos, ficamos sem palavras. Simplesmente nos apaixonamos. As paredes cheias de arte, música no fundo, uma biblioteca, cozinha onde a comunidade tem acesso. Um espaço que gostaríamos que tivesse pelo menos um em cada bairro dessa nossa cidade linda, mas carente de locais para comunidades. Só indo mesmo para entender.





                                                      
Vermicompostagem com minhocas

A Oficina:
A oficina começou apresentando o viveiro de mudas que eles fizeram, explicaram
 como eles construíram, justificando a escolha de cada coisa. E falaram como o processo foi orgânico. Mostraram a composteira com minhocas e  ensinaram como montar na sua própria casa e reduzir seu lixo!










 

Semente plantada em rolinho de papel higiênico
A segunda parte foi sobre a plantação de sementes. Ensinaram um método bem bacana. Plantando em rolinhos de papel higiênico. COMO? Assim:
 Acabou o papel higiênico, guarde o rolinho de papelão!!Com uma tesoura, faça cortes de aproximadamente 1 cm em um dos lados. Você fará 4 cortes mais ou menos. Dobre essas partes cortadas, seu rolinho vai virar um tubinho. Preencha esse tubinho com terra,coloque a semente que desejar e cubra com terra novamente. Agora é só esperar a semente germinar e plantar em outro local. :) ( isso pode ser feito também em caixas de ovos, caixinhas de papelão em geral como leite, milho, etc!)


Bomba de sementes


A terceira parte nos ensinaram a fazer as bombas de sementes. COMO?
Pegue um pouquinho de argila e um pouquinho de sementes da sua preferência. Faça uma bolinha com a argila e coloque as sementes dentro dessa bolinha. Se preferir, já faça as bolinhas com as sementes e pronto! Pode jogar em um terreno (que tenha terra) e esperar nascer as plantas. Lá usamos as sementes de girassol. E a Thabata explicou que o girassol é uma planta que prepara a terra, assim, posteriormente, o solo ficará mais propício para a plantação de outras plantas. Nós jogamos as nossas pelo caminho de volta para casa.

Desenho na parede do banheiro do CICAS




O pessoal:

A galera é extremamente receptiva, e agradável!Eles são maravilhosos, mais do que já sabíamos que  eram. Atenção não  faltou,  nem para a gente, nem para ninguém que estava presente!
Sabe o verdadeiro significado de "peito aberto e gratidão"? é exatamente o que eles passam. Gratidão de peito aberto! Energia mais pura e bonita desse mundo.

Só temos que agradecer ao pessoal do COV e do CICAS!!!!


Acompanhem o trabalho deles pelo Facebook:
COV
Projeto CICAS


Endereço: Av. do Poeta, 740 - Jd Julieta
Para mais fotos entrem na pagina do MLV https://www.facebook.com/mliberdadeavida


Gratidão _/\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário