sábado, 12 de outubro de 2013

Ativistas que protestaram contra exploração de petróleo no Ártico, continuam presos na Rússia.

Em nosso último post, comentamos a importância das geleiras nos polos Norte e Sul. Explicamos que o gelo reflete os raios solares mantendo a região fria, garantindo o equilíbrio dos ecossistemas, a indústria pesqueira e o clima estável em todo o mundo.

A principal ameaça de derretimento das geleiras no Ártico é a exploração do Petróleo, visto que, essa atividade libera grande quantidade de gases que potencializam o efeito estufa, como o gás metano e o dióxido de carbono. Estima-se que a região do Ártico concentre 13% das reservas de petróleo e 30% de todo o gás natural do planeta (GeologicalSurvey EUA). Cinco países que fazem fronteira com o Círculo Polar Ártico (Estados Unidos, Canadá, Rússia, Noruega e Dinamarca) disputam o controle desses recursos. Entretanto, a retirada dessas riquezas tende a aumentar alguns graus a temperatura da região, o suficiente para desestabilizar as correntes oceânicas, os ecossistemas marinhos e a pesca mundial.

Em 18 de setembro, 28 ativistas do Greenpeace e 2 fotógrafos freelancer, estavam a bordo do navio quebra gelo Arctic Sunrise, no mar dar Pécora, norte da Rússia, em Murmansk, protestando contra a estatal russa Gasprom. O navio estava próximo à plataforma de petróleo Prirazlomnaya, que tem previsão para começar a operar no primeiro trimestre do próximo ano. A região possui três reservas naturais protegidas pelas leis russas.
 
Plataforma de petróleo Prirazlomnaya
 
Alguns ativistas tentaram prender um baner na lateral na plataforma, com dizeres contra a exploração do petróleo no Ártico, mas foram impedidos pela guarda costeira russa.

 

Fotos: Greenpeace
 

No dia seguinte, as autoridades russas exigiram subir a bordo, o que foi prontamente negado pelo capitão. Ainda assim, a guarda costeira ocupou ilegalmente o navio Arctic Sunrise e prendeu toda a tripulação.
 
Foto tirada no dia 19 de setembro de um celular mostra o momento em que a guarda costeira russa sobe ilegalmente e fortemente armada a bordo do Arctic Sunrise. Foto: Greenpeace

“Está claro que as petroleiras recebem especial tratamento das autoridades russas, que parecem mais interessadas em silenciar ativistas pacíficos que proteger o Ártico de empresas irresponsáveis como a Gazprom”, disse Ben Ayliffe, da campanha Salve o Ártico do Greenpeace Internacional.
Vamos ser absolutamente claros sobre isso: a verdadeira ameaça ao Ártico não vem do Greenpeace Internacional, mas de companhias como a Gazprom, que estão determinadas a ignorar tanto a ciência quando o senso comum ao perfurar mares remotos e congelados.”

Os ativistas, entre eles a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, foram acusados de pirataria (!!!), crime passível de 15 anos de prisão.

Ana Paula Maciel dentro de uma jaula cercada por guardas durante audiência que decretou sua prisão preventiva.
Foto: Greenpeace.


O presidente do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, escreveu a Vladimir Putin se oferecendo para ser detido em troca da liberdade dos ativistas e pedindo que as acusações de pirataria sejam descartadas por "não fazerem sentido".
 “A acusação de pirataria está sendo lançada contra homens e mulheres cujo único crime é a posse da consciência. Isso é ultrajante e representa nada menos do que um ataque ao direito fundamental de protesto pacífico”, disse KumiNaidoo, diretor-executivo do Greenpeace Internacional. “Qualquer alegação de que estas pessoas são piratas é absurda e abominável. Isso é absolutamente irracional e tem como objetivo nos silenciar. Mas não nos intimidaremos.”

Na última quinta-feira, dia 10 de outubro, a presidente Dilma Rousseff solicitou, ao ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, contato de alto nível (entre as cúpulas governamentais) com o governo da Rússia para encontrar uma solução para o caso da gaúcha Ana Paula.

Pois é leitor, o Brasil não é o único local em que defensores da qualidade de vida são massacrados por autoridades abusivas. O mundo está cheio disso. Para muitos o dinheiro ainda soa mais alto do que os ciclos biológicos e as pessoas que dependem de seu bom funcionamento. Para esse tipo de gente, quebrar regras naturais que regem o clima é um “mal necessário”. Não percebem que isso acarretará prejuízo para todos. Sim, petróleo vale muuuito dinheiro, mas eu pergunto: Quanto vale as geleiras que refletem os raios solares impedindo um super aquecimento da Terra?. Será que os royalites do Petróleo compensam abusar do desequilíbrio ambiental? Por quanto tempo?

 
Que punição merecem as pessoas que tentam parar a destruição do planeta?
 
O quão grave é tentar despertar o pensamento crítico, para que outros percebam condutas governamentais inadequadas?
 
 



Para mais informações acesse:
http://www.salveoartico.org.br/
http://www.svoboda.org/content/article/25124705.html
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Promotoria-russa-acusa-Ana-Paula-de-pirataria/
http://www.brazil.mid.ru/pr.html?068.html
http://oglobo.globo.com/pais/russia-acusa-biologa-brasileira-de-pirataria-10221905
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/10/ela-vai-vir-ainda-mais-forte-diz-mae-de-ativista-brasileira-presa-na-russia.html
http://noticias.terra.com.br/brasil/dilma-determina-que-itamaraty-resolva-caso-de-ativista-do-greenpeace,120b3e35bf2a1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
http://soidelegation.com/590/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário