quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Animais silvestres: dispersores de sementes e polinizadores

     É muito comum as pessoas que mantém animais silvestres em cativeiro alegarem que não há problema nisso, pois o animal está “bem cuidado”. Pensam tão pequeno que não conseguem enxergar além daquele animal engaiolado. Não percebem o impacto causado no ambiente natural.
 

     Os animais silvestres são os principais dispersores de sementes, polinizadores e adubadores dos ambientes naturais. Além disso, contribuem para a cadeia alimentar predando (controlando populações) e sendo predados (fornecendo nutrientes).

     Quando um animal é retirado da natureza os impactos são refletidos no transporte de sementes, na falta de alimento para os predadores e no crescimento descontrolado da população que seria predada pelo animal capturado. O animal capturado não deixará filhotes que desempenhariam papel semelhante. A intensa retirada de animais silvestres da natureza acarreta em diminuição das áreas verdes (por falta de transporte de sementes e polinização), que por sua vez, acarreta em clima mais seco, o que é ruim para todos (saúde, agricultura, economia, etc).

     Por isso é tão importante que os animais silvestres NÃO SEJAM retirados da natureza. Quem compra animal silvestre ilegalmente contribui para os impactos ambientais negativos na natureza. Quem compra animal silvestre ilegalmente deve ser punido por prejudicar a natureza, o que consequentemente, prejudica a humanidade.

Contra o tráfico de animais silvestres.
Contra a resolução 457 do CONAMA.

Movimento Liberdade à Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário