quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Composta SP. Experiência

Oi Pessoal. Tudo bom? Primeiro de tudo pedimos desculpas pela demora deste post. ELE ESTA CHEGANDO COM QUASE DOIS MESES DE ATRASO. Mil perdões.

Composta São Paulo


No começo do ano nos inscrevemos para o projeto Composta São Paulo (falamos deles aqui) . Que é um Projeto da Prefeitura de São Paulo, para incentivar o uso de composteiras domésticas e assim reduzir a quantidade de lixo orgânico que produzimos. Parece que teve cerca de 10 mil inscritos, e uma de nós foi contemplada. A sortuda  e a culpada do post estar atrasado foi a Marina.

Desculpas de novo. Vou escrever em primeira pessoa por ser uma experiência minha, peço licença para isso.

Bom gente, graças a correria do dia a dia não consegui fazer um texto a tempo, mas, antes tarde, do que mais tarde :)... Eu falo muito e pretendo dar detalhes da minha rotina. Espero que não fique cansativo.

QUER MAIS DETALHES: Leia o artigo da EMBRAPA. É bem completo

O PROJETO:


Minha composteira já montada


O COMEÇO DE TUDO:
Me inscrevi sem ter ideia de que seria "sorteada". Fiquei sabendo através da pagina da Morada da Floresta, que já conhecia o trabalho. Para quem não sabe o Projeto da PM de São Paulo é realizado pelo pessoal da Morada da Floresta.
Quando fui contemplada, fiquei super feliz, mas tinha uns problemas para enfrentar:

1 - Transportar a composteira até minha casa, sem carro e sem ajuda de ninguém. Eu carreguei as minhas caixa no metro, sozinha. Fiquei bem cansada, com alguns hematomas (rs. Sério) mas consegui, não foi nada impossível.

2 - O maior problema seria convencer a minha mãe de usar. Não é que ela não goste da ideia de termos um descarte adequado para o lixo orgânico, o problema era minha casa ter pouco espaço e eu colocar três caixas grandes.Moro num apartamento que tem 50m², a sorte é que tem uma pequena varandinha, e foi la que instalei minhas caixas. E a questão maior é a  mudança que ela faria "forçadamente" na vida dela. Mudanças, sempre causam estresse, mesmo quando é quase insignificante, como essa. E eu perdi a paciência várias vezes explicando que não dá trabalho, não da cheiro e que o único problema seria só se acostumar com a casa das novas moradoras.
Teve um dia que ela reclamou tanto que eu falei que colocaria no meu quarto. Acredito que foi ai que ela começou a ver que não da mau cheiro mesmo e etc.
Um dia, do nada ela falou "olha eu vou comprar um suporte e colocar essas caixas na parede, elas vão ficar suspensas ok?" eu não acreditei. Eu tinha vencido \o/\o/\o/\o/...

Minha minhocas 
ROTINA:

É  muito simples. Quando estamos cozinhando tem um pote (daqueles de guardar comida mesmo) na pia da cozinha. Cascas, restos e resíduos da centrifuga vai tudo para ele. Deixo armazenado na geladeira por uma semana. Geralmente aos sábados eu pego esse pote e coloco na composteira, cubro com a serragem e PRONTO. Olha que trabalhão! Rs.

PROBLEMAS:
No começo eu percebia um cheirinho de decomposição, mas, só ao abrir a caixa. E quando mexia, parecia que as minhocas não estavam comendo. Fiquei preocupada, e depois de pesquisar, conversar com algumas pessoas, inclusive no próprio grupo do programa, conclui que eu estava trabalhando com poucas minhocas. Resolvi então comprar algumas. Pesquisei na OLX e achei um vendedor. Negociei com ele 100 minhocas com húmus e ovinhos por R$ 30,00 (achei um preço "ok"). Preciso dizer que o vendedor é um fofo, me encontrou no metro, me deu várias dicas, ficamos conversando por um bom tempo. Se alguém precisar do contato dele é só pedir que eu passo com todo prazer do mundo.
Bom, depois que coloquei mais minhocas, tudo pareceu andar melhor. O cheiro sumiu e no lugar ficou um aroma de terra molhada, que é o ideal. Até agora não tenho mais nenhum problema.

O QUE MUDOU NA MINHA VIDA:
Não muita coisa. Minha alimentação não mudou, como costuma acontecer. Já sou vegetariana a alguns anos e consumo frutas, vegetais e café frequentemente. O que mudou mesmo foi o comportamento da minha mãe. Ela separa tudo. Pergunta quando tem dúvida, quando faz suco ela separa as frutas cítricas das outras para não "matar as bichinhas" como ela fala. O resultado por enquanto esta bem positivo e aconselho a todos montarem vermicompostagens em casa. A gente não precisa salvar o mundo sozinhos, mas também não precisamos acabar com ele, fazer a sua parte é essencial ;)





Ficou com vontade de ter uma composteira domestica?

Aprenda a fazer uma com materiais que você poe conseguir de graça:









SAINDO UM POUCO DO TEMA, MAS NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE FALAR. HJ DIA 8 DE OUTUBRO É DIA DO NORDESTE!
VIVA O NORDESTE, VIVA A CULTURA NORDESTINA!
foto retirada da pag do facebook suricato seboso

Nenhum comentário:

Postar um comentário