segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Filhote de gato-do-mato-pequeno é resgatado em Atibaia-SP


Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), com aproximadamente dois meses de idade foi resgatado pela equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no entorno da cidade de Atibaia, em São Paulo. 

Segundo a pessoa que entregou o animal, o filhote foi trazido por um cachorro Rottweiler que estava sendo adestrado em uma fazenda. O resgate de filhotes é relativamente comum, pois caçadores matam a mãe do filhote na tentativa de domesticar o animal e acabam desistindo, optando por abandonar ou entregar para os órgãos responsáveis. Muitas vezes, pessoas retiram os animais da natureza por falta de conhecimento. 

O CENAP/ICMBio já recebeu diversos filhotes retirados da natureza, pois alguém encontrou filhotes sozinhos em tocas e acreditou que a mãe os havia abandonado, quando provavelmente ela havia saído para caçar. Também são comuns os casos de animais encontrados em plantações de cana-de-açúcar, durante queimadas ou no período de colheita. 

O gato-do-mato-pequeno é a menor espécie de felino do Brasil, possuindo porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico (Felis silvestris catus). Os filhotes adquirem aprendizado de caça e sobrevivência com a mãe e por isso só podem ser soltos novamente na natureza caso venha a ter algum programa de reintrodução e monitoramento que comprove que será bem sucedida sua soltura no habitat natural. Atualmente não existe nenhum programa de reintrodução para a espécie. O filhote será encaminhado para um zoológico e com isso ele perde o seu papel na natureza, tanto para reprodução quanto para equilíbrio da cadeia trófica. 

Em maio deste ano foi realizada uma oficina para a elaboração do Plano de Ação para os Pequenos Felinos, que contemplou as seis espécies que ocorrem no território brasileiro (Leopardus pardalis, Leopardus trigrinus, Leopardus colocolo, Leopardus geoffroyi, Leopardus wiedii, Puma yagouaroundi). As principais ameaças às espécies contempladas neste plano são alterações de habitat, conflitos e caça. Na lista nacional de espécies ameaçadas publicada em 2003, o gato-do-mato-pequeno foi considerado como vulnerável. 


Fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário