segunda-feira, 19 de agosto de 2013

No começo do mês...Polícia Federal investiga tráfico internacional de animais em Macapá e Oiapoque

PF apreende gaiolas e materiais de criação de pássaros durante operação.Comercialização ilegal estaria ocorrendo no Amapá e na Guiana Francesa.




Devido o belo canto, os pássaros curió estão entre os mais requisitados para a comercialização.

A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta sexta-feira (9), gaiolas e materiais utilizados na criação de pássaros durante o cumprimento de 7 mandados de busca e apreensão em Macapá e no município de Oiapoque, a 590 quilômetros da capital, na fronteira com o território francês.

Durante as buscas um homem foi preso portando arma de fogo não autorizada, informou a PF.

Os mandados foram cumpridos durante a operação 'Canoro' deflagrada nesta sexta-feira para apurar supostas vendas irregulares e tráfico internacional de pássaros. Foram três mandados no Oiapoque e quatro em Macapá.

O objetivo era confirmar se os pássaros comprados por um francês - principal alvo das investigações - estariam guardados nos endereços onde ocorreram as buscas ou se teriam sido levados ilegalmente para outro país.

Os animais não foram encontrados nas residências e nem num criadouro localizado em Macapá, o que reforça a tese de que tenham sido transportados para a Guiana Francesa, segundo a PF.

A suspeita é de que uma pessoa de nacionalidade francesa compraria, pessoalmente, de um comparsa brasileiro, centenas de pássaros da fauna silvestre das espécies curiós e bicudos.
Há indícios de que os animais ficariam em criadouros regulares e irregulares do Brasil.

As investigações seguem com a análise do que foi apreendido e interrogatório dos envolvidos. A operação 'Canoro' contou com o apoio do Ibama/AP, Interpol e polícia francesa.

Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário